O e-mail marketing ainda é uma boa estratégia?

Durante um bom tempo, o e-mail marketing passou a ser visto como algo intrusivo e insistente pelas empresas. Mas, com a evolução do marketing digital, esse canal se tornou uma maneira eficiente de se comunicar com clientes e potenciais clientes.

Ele permite que as mensagens corretas cheguem até as pessoas certas e no momento mais apropriado. Além disso, é uma ferramenta democrática, visto que os usuários acessam se tiverem interesse.

Pelo fato de mais de 90% dos usuários da internet ter um e-mail, o e-mail marketing se tornou uma maneira muito eficiente de fazer crescer os negócios.

O segredo está em saber usá-lo, quando fazer isso e qual tipo de conteúdo deve ser enviado.

Por meio da personalização, enviar esse tipo de e-mail pode ser uma maneira de manter um relacionamento com o cliente e se aproximar dele.

Além disso, é uma excelente maneira de não cair no esquecimento, fidelizando aqueles que já compraram de determinada marca.

Para os clientes potenciais, é uma maneira de atravessar com eles o funil de vendas, potencializando-as.

Neste artigo, vamos falar o que é e-mail marketing, por que ele é importante e as principais estratégias de uso para fidelização.

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é uma estratégia dentro do marketing digital, que tem como base a comunicação entre uma empresa e seus clientes ou leads.

Ele pode ser feito a partir de uma segmentação dos contatos, juntamente com estratégias que visam personificar as mensagens.

Alguns dos e-mails marketing mais enviados pelas empresas são:

  • Newsletter;
  • Confirmação de compra;
  • Promoções;
  • Oferta de produtos.

Antigamente, ele era visto como uma maneira digital de apenas fazer propagandas, transformando-se em um canal de comunicação em massa, com mensagens pouco ou nada relevantes.

Por conta disso, organizações preocupadas com sua reputação e com seus clientes, como uma empresa de licenciamento de obras e construções, passaram a ver o e-mail marketing como uma comunicação invasiva.

No entanto, devido a sua evolução, os melhores profissionais de marketing digital enxergam esse tipo de e-mail como uma das maneiras mais pessoais de comunicação entre empresa e cliente, trocando mensagens de maneira direta.

A importância do e-mail marketing

O e-mail marketing se tornou uma das melhores opções para empresas que coletam e-mail, no intuito de aumentar a sua relevância perante o público. Ele é importante porque traz vantagens como:

Maior alcance

Praticamente todos os usuários da internet possuem algum endereço de e-mail e nele se concentram todas as ações realizadas pelos usuários.

E com tantas pessoas conectadas, o e-mail marketing possibilita um alcance maior do público-alvo.

Previsibilidade do alcance

Quando uma empresa publica algo nas redes sociais, nem todos os usuário verão essa publicação, devido a uma seleção feita pelos algoritmos dessas redes sociais.

Por isso, o alcance de uma postagem nunca é previsível, tirando das empresas o controle quanto à quantidade de publicações. Já com o e-mail marketing é o contrário.

Ele oferece um alcance previsível, por exemplo, se um restaurante que ofereça alimentação na empresa selecionar 50 endereços de e-mail, todos eles receberão a mensagem.

Formato flexível

O e-mail é muito flexível porque não existe um limite de caracteres, podendo conter, inclusive, imagens e gifs.

Além disso, também pode incluir elementos gráficos, causando a impressão de ser uma mensagem pessoal.

As mensagens também podem ser curtas e com quantos links se precisar ou até mesmo ser mais longa. Não importa, o e-mail marketing sempre terá o tamanho e o formato que a empresa desejar.

Bom retorno financeiro

Esse tipo de e-mail oferece um excelente retorno financeiro, pois, um buffet que ofereça coffee break para 100 pessoas ou qualquer outra empresa precisa apenas de um domínio, uma ferramenta de e-mail marketing e alguém que cuide dessa estratégia.

É importante escolher uma boa ferramenta de e-mail marketing. Para isso, basta escolher uma das diversas opções que podem ser encontradas na internet. Elas atendem às mais diversas necessidades do mercado.

Mesmo escolhendo a melhor delas, o investimento nunca é alto, o que resulta em um excelente retorno financeiro vindo do uso do e-mail marketing.

Além desse benefício, ele traz diversos outros, como:

  • Engajar leads;
  • Promover conteúdos;
  • Nutrir leads;
  • Vender;
  • Melhorar o relacionamento com os consumidores.

Estando por dentro do que é o e-mail marketing, sua importância e as vantagens que ele traz, é importante conhecer algumas das principais estratégias de aplicação.

Principais estratégias de e-mail marketing

O e-mail marketing pode ser utilizado para diversas finalidades, sendo uma das principais a fidelização de clientes e a pesquisa de opinião sobre produtos e serviços.

Ele pode ajudar uma marca a gerar verdadeiros fãs, fazendo uso de campanhas de retargeting.

Essas campanhas não resultam em venda imediata, mas fortalecem o relacionamento com o cliente.

Para conseguir isso, algumas estratégias de fidelização de clientes pelo e-mail marketing são:

Aplicação de e-mail marketing profissional

Antes mesmo de elaborar uma campanha, é necessário fazer uso de uma ferramenta de e-mail marketing.

Existem muitos softwares disponíveis, permitindo que uma empresa de transfer executivo escolha aquele que melhor se adapta às suas necessidades.

Preparar um calendário de envios

Para fidelizar do jeito é certo, é fundamental preparar um calendário de envios. Para isso, a empresa deve fixar um tempo e uma data, para que possa trabalhar as campanhas de maneira consciente.

É errado inundar a caixa de entrada do cliente com mensagens, sendo uma por mês ou a cada 15 dias o suficiente.

Em caso de e-mail mensal, a empresa deve destacar tudo o que foi relevante naquele período. E no caso de meses com datas especiais, como aniversário, Natal, Ano Novo, dentre outros, é comum o envio de mais de um e-mail.

Notícias de eventos

O envio de newsletter é conveniente e interessante, no entanto, também podem ser enviados e-mails automáticos que compartilham informações do interesse do cliente.

Por exemplo, uma empresa de manutenção em TV pode, também, personalizar o e-mail, além de enviar lembretes poucos dias antes de um evento.

Para isso, basta apenas adicionar os detalhes na seção de eventos do site.

Nunca enviar spam

Uma parte essencial das estratégias do e-mail marketing é nunca enviar spam. Os e-mails só podem ser enviados para os clientes legítimos e pessoas que permitiram esses envios.

Uma boa dica é, ao planejar o e-mail que será enviado, verificar se ele se parece mais com uma mensagem ou um spam, caso o recebesse.

Dentro da fidelização também existe uma estratégia muito importante relacionada à opinião dos clientes sobre o produto ou serviço oferecido, como no caso de acessório para bicicleta aro 29.

Pedir a opinião do cliente sobre o produto ou serviço

As empresas podem solicitar a opinião de seus clientes em diferentes plataformas, como nas redes sociais, no Google e até no próprio site da empresa.

O consumidor moderno, antes de adquirir qualquer produto ou serviço, procura a opinião de outras pessoas.

Com isso, eles comparam o que a marca diz sobre ela mesma com o que outros consumidores dizem.

Por exemplo, um consumidor que teve uma ótima experiência com uma empresa de transporte de cargas pequenas pode ser direcionado ao site, perfil da rede social ou Google por meio do e-mail marketing, para deixar sua opinião.

Com certeza, este cliente falará bem da empresa por conta de sua experiência positiva e também porque sentiu que a empresa se preocupa com sua opinião.

A experiência do consumidor deve ser prioridade

Obviamente, o objetivo de qualquer marca é vender o seu produto ou serviço. No entanto, comprar não é a primeira coisa que importa para o consumidor atual.

Isso acontece porque, primeiramente, ele quer ter acesso a conteúdos relevantes e informativos.

Para que uma marca consiga oferecer esse conteúdo, ela deve possuir uma audiência segmentada, separada entre leads (potenciais clientes), visitantes e clientes.

Esses grupos possuem necessidades diferentes, e é papel da empresa, como uma firma de pintura predial entender as necessidades para entregar e experiência ideal no e-mail marketing.

Alguns conteúdos que podem ser veiculados nesses e-mails são:

  • Vídeos explicativos;
  • Lançamento de novos produtos;
  • Memes para quem abandonou o carrinho;
  • Pedir a opinião sobre produtos e serviços.

Por meio desses conteúdos veiculados no e-mail marketing a experiência da audiência melhora consideravelmente, ajudando na fidelização.

O cliente passa a enxergar o e-mail como algo bom e sente-se um remetente exclusivo.

Independentemente de qual seja o conteúdo, ele deve conter elementos que sejam importantes para o leitor.

Isso porque o e-mail marketing deseja mais do que vender e conquistar novos clientes.

Ele tem como objetivo ganhar a confiança e, a lealdade dos consumidores, aproximando-os e, aí sim, melhorar o número de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *